Interferência e polarização de microondas
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS Interferência representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva).
EX.: Quando escutamos música em nosso lar, percebemos que certos locais no recinto são melhor para se ouvir a música do que outros. Isto é porque nestes pontos as ondas que saem dos dois alto-falantes sofrem interferência construtiva. Ao contrário, os locais onde o som está ruim de ouvir são devido à interferência destrutiva das ondas.
Segundo a teoria da interferência, se uma onda é refletida por uma superfície perpendicular à sua direção de propagação, ambas as ondas incidentes e refletidas se interferem, e esta interferência terá onda resultante:
E= 2A sen w(t-x/c).sen w(x/c) A Polarização é um fenômeno que acontece somente com as ondas transversais. Consiste na seleção de um plano de vibração frente aos outros por um objeto, ou seja, se incidir ondas com todos os planos de