bolo
Docente: Fabiane Schuster
Unidade Curricular: Análises Bromatológicas
Estudantes: Claudinéia Fanck Bevilaqua, Cristiana Roecker, Joice Turmina, Nair Lutz.
Relatório da Aula Prática
Determinação da Umidade Da Canjica
São Miguel de Oeste- SC
25/10/2013
1.0 Introdução
O milho é uma variedade bastante difundida no Brasil, tem como finalidade á produção de canjica, grãos e silagem. (SILVA, N. da, et al. 2007). É uma das principais culturas agrícolas, de grande importância como fonte de alimento para o homem e animais, sendo tradicionalmente utilizado na culinária, na confecção de uma variedade de pratos salgados e doces. (NAVES et al., 2004). O milho é um alimento essencialmente energético, uma vez que seus grãos são constituídos principalmente de carboidratos. Esse cereal é também considerado fonte de proteína, pois o nutriente representa cerca de 10% do grão(FUFA et al. 2003).
A canjica de milho segundo a portaria do MINISTERIO DA AGRICULTURA nº 109/ 89, é o grão ou pedaço de milho proveniente da espécie Zea Mays,L. que apresenta ausência parcial ou total do gérmen e do tegumento, em razão do processo de degerminação. Por ser um alimento com alto valor nutricional e ter um baixo custo, a canjica é utilizada como ingredientes em diversos pratos típicos no Brasil.
A determinação do teor de umidade é um procedimento fundamental na armazenagem de grãos. Valores de umidade considerados seguros para um adequado armazenamento do produto são conhecidos e devem ser respeitados para que a qualidade dos grãos se mantenha durante a estocagem.
No Brasil, o método oficial para determinação de umidade é o de estufa a 105oC ±3o C durante 24 horas, estabelecido pelo Ministério da Agricultura
Os métodos para determinação da umidade de grãos são classificados em diretos e indiretos. Nos métodos diretos a água é retirada do produto, geralmente por processo de aquecimento, e o teor de umidade é calculado pela diferença