Relatorio sobre construção de voltímetro analógico simples
Escola de Engenharia - EE
Departamento de Engenharia Mecânica - DEMEC
Disciplina: ENG03353 - Medições Mecânicas
Prof.: Herbert Martins Gomes
Aluno:
Matrícula:
Data da Aula: 27/03/2014
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO No 05
(Construção de Voltímetro)
Porto Alegre
Resumo:
A partir da construção de um voltímetro analógico, composto por um circuito simples, pode-se obter medidas de potencial elétrico básicas com relativa facilidade e baixo custo. O experimento mostra como obter um dispositivo desse tipo e avaliar sua precisão. Introdução:
A fim de se construir um voltímetro analógico, algumas características básicas devem ser observadas, tais como a resistência interna e a máxima corrente admissível em um galvanômetro – instrumento utilizado para leitura. Com uma associação simples em paralelo para diferentes escalas pode-se obter um instrumento simples e barato para medições também simples, após a devida calibração.
Objetivos:
•
•
Avaliar para um galvanômetro sua resistência interna e corrente de fundo de escala. Construir um voltímetro simples.
Equipamentos Utilizados:
Foram utilizados um Galvanômetro, multímetros digitais, resistores de resistência variável, fios para ligação e uma fonte de tensão.
Procedimento:
Foram calculadas as resistências necessárias para as escalas desejadas e montado o circuito do voltímetro. Os resultados obtidos foram comparados com os de um multímetro digital e por fim foram obtidas as curvas de calibração.
Figura 1- Circuito Utilizado
Resultados:
Utilizando um multímetro de 4 ½ dígitos obteve-se o valor da resistência interna do galvanômetro, de 9,2 Ohms e sua corrente admissível de 3,1 mA. A partir daí calculou-se os valores para as resistências a serem utilizadas para as diferentes escalas de voltímetro. Os valores foram calculados pela fórmula:
=
á
−
Com os valores mostrados na tabela.
Tabela 1 - Resistências