Pesaquisa Cientifica Pro Funcionário
1946 palavras
8 páginas
DISCIPLINA: TRABALHO E EDUCAÇÃOSemestre: 2014-1
Curso: Especializa em: PROEJA
Aluno: José Ribamar Rodrigues Vilanova
Semestre: 2014.1
Curso: Especialização em : PROEJA
Professora: Fabíola Monteiro
Disciplina: Trabalho e Educação
Polo (s): Barra do Corda- Ma.
Data: 11/ Julho/2014
RESENHA
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005. 128 p.
O ensaio que dá título a este volume foi escrito por István Mészáros para a conferência de abertura do fórum mundial de educação, realizado em porto alegre, em 2004. Neste texto, o professor emérito da Universidade de Sussex afirma, entre outras coisas, que a educação não é um negócio, é criação. Que a educação não deve qualificar para o mercado, más para a vida. Na sessão inaugural do ginásio Gigantinho, enfatizou o sentido mais enraizado da frase a educação não é uma mercadoria.
Defende também a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois o que as classes dominantes impõem é uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado, já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político,que pensa,age, e usa palavra como arma para transformar a realidade.
Mészáros inicia resgatando algumas das principais concepções filosóficas já produzidas acerca da educação e as situa no âmbito da história, mostrando as suas limitações e seu comprometimento, em última instância, com os limites impostos pela sociedade do capital. Limitações essas que se justificam, não por ingenuidade ou deficiência intelectual de seus produtores, mas pela sua