plano de sintese
CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
TURMA PF1
PLANO DE SÍNTESE
SULFATO DE ZINCO E AMÔNIO HEXAHIDRATADO
Zn(NH4)2(SO4)2.6H2O
GRUPO:
DÉBORA PEREIRA
ELIZA SOUZA
TAMILA FARIA
PROFESSOR: ELENA GOUSSEVKAIA
BELO HORIZONTE, 9 DE MAIO DE 2014
Objetivo: Elaborar o plano de síntese e caracterização do complexo Zn(NH4)2(SO4)2.6H2O redimensionando o procedimento a partir da bibliografia indicada a se obter 2,0g do composto.
Introdução:
Zinco é um elemento químico metálico que no estado puro possui cor branco-azulado. Sua principal utilização é a galvanização do ferro ou aço devido a uma importante propriedade que é a produção de uma película protetora ao entrar em contato com umidade, protegendo o metal de corrosões. Também se utiliza no preparo de ligas, como o latão e o bronze, e na cobertura de telhados.
No corpo humano, o zinco é um elemento essencial para o bom funcionamento do organismo, principalmente pela sua atuação no sistema imunológico e na defesa do corpo contra vírus, bactérias e fungos.
Sulfato de amônio, (NH4)2SO4, é um composto inorgânico usado como fertilizante. Contém 21% ponderal de azoto sob a forma de íons de amônio e 24% de enxofre sob a forma de íons de sulfato. O sulfato de amônio ocorre naturalmente como um mineral raro, a mascanhite em fumarolas vulcânicas e em resultado da queima de carvão. O sulfato de amônio é preparado por reação da amônia com o ácido sulfúrico pela reação:
2 NH3 + H2SO4 → (NH4)2SO2
Os complexos de zinco geralmente são incolores e, como possuem configuração d10, a energia de estabilização do campo cristalino é igual a zero. Os complexos formados pelo zinco são geralmente tetracoordenados e tetraédricos. A geometria tetraédrica é bastante comum para os íons com configuração d10. Apesar de existirem diversos complexos octaédricos de zinco, estes não são muito estáveis.
O cátion amônio é um íon poliatômico carregado