Relatorio : Rerum novarum e Serviço social
Diante disso a Igreja construí uma relação bastante contraditória entre Estado, sociedade e serviço social. Ela se vê cercada por seus principais opositores: o comunismo e o liberalismo. A princípio reorganiza sua ideia de males sociais porem transformava em problemas de ordem moral e crista. Tratava-os no âmbito pessoal ou num plano jurídico baseado em direitos e deveres como cristão. Assim a igreja inicia sua reflexão sobre a questão social, mesmo tendo uma ideia de cura para a sociedade.
A Rerum Novarum é uma encíclica escrita pelo papa Leão XIII a 15 de maio de 1891. E foi uma das estratégias da igreja para o enfrentamento desse novo quadro social. O Papa, busca por meio dessa encíclica, uma nova forma de enfrentamento da questão social encontrada na época. Deve-se dar um grande destaque pois é reconhecido, pelo papa, que estes problemas sociais eram fruto da industrialização.
A encíclica se preocupa basicamente a responsabilização do Estado que foi negada pelo liberalismo, a defesa da propriedade privada e da família. Ao defender a propriedade privada, há uma valorização de latifúndios pela justificativa de a terra ser um direito natural e divino de todos os homens.
No documento a Igreja reconhece as injustiças e gravidades das condições da lcasse operaria. E a solução para tais males viriam da união entre religião, os