dans
Unidade Curricular de Serviço Social
Relatório 2
Discentes: Ana Nobre
Analbina Costa
Honório Sacramento
Márcia Croca
Nelson Quintino
Vanessa Cunha
Portalegre, Novembro, 2014
1. Quando se passa a ação do filme?
A ação do filme desenrola-se no séc. XIX.
2. Numa das cenas inicias do filme um grupo de “industriais” e um politico discutem, sobre o que? Que diferentes posições tomam os “industriais”?
O grupo de “industriais” e o político discutem sobre as condições de trabalho.
Os capitalistas industriais, desfrutavam à custa da exploração da mão-de-obra dos operários assalariados que eram intensamente explorados dentro das unidades fabris durante o processo de produção.
Seus salários eram reduzidos por conta da ambição excessiva dos capitalistas que eram movidos pelo ardente desejo de acumular cada vez mais riqueza através da obtenção de lucros, para isso, portanto, reduziam a valores abaixo da média os salários dos operários.
3. Como era a educação naquele período?
- A educação naquele período movia-se de acordo com as possibilidades económicas de cada agregado familiar, ou seja, as crianças que tinham possibilidades de ingressar no ensino tinham aulas em casa e as crianças cujas possibilidades não o permitiam trabalhavam nas fábricas.
4. Como é que Danes procura chamar a atenção para as questões socias?
- O padre Adolf Daens começa a criticar as relações sociais de produção capitalistas através da publicação de artigos nos jornais católicos. Adquiriu, desta forma, admiráveis amigos e indesejáveis inimigos. Passou a ser perseguido pelos industriais que o viam como uma ameaça ao sistema por eles instaurado na ordem social.
A morte de uma criança na fábrica foi o estopim para a mobilização e organização dos trabalhadores que lutavam com afinco a favor da instauração de uma nova ordem social em que não houvesse divisão de classes, exploração do trabalho e acumulação da