Relatorio (rascunho)dissecação de minhoca
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE PROTOSTOMADOS:
OBJETIVO:
Observar o aspecto externo do corpo de uma minhoca; Perceber como ocorre o deslocamento (como ela se locomove e o que ela necessita para se locomover com eficiência) ; Observar a estrutura interna identificando alguns de seus órgãos.
PROCEDIMENTO:
Colocamos a minhoca estendida em uma placa de Petri, umedecida. Observamos, com o auxílio de uma lupa, as extremidades anterior (prostômio, peristônio onde se localiza a boca, e o clitelo) e posterior (último segmento ou pigídeo, onde se localiza o ânus) e a superfície dorsal. Foi possível visualizar algumas estruturas internas através da transparência, como o vaso dorsal, intestino, as vesículas seminais, as glândulas prostáticas e a região dos corações.
Timos que manter a minhoca sempre úmida, pois a mesma não possui órgão respiratório individualizado, ocorrendo à troca gasosa através de sua pele, entre o corpo da minhoca e o ambiente. Se a minhoca não permanecer úmida, a troca gasosa reduz, perdendo água corporal, levando o animal à morte.
Realizamos a dissecação da minhoca para que fossem observados alguns de seus órgão internos.
LOCOMOÇÃO:
Colocamos a minhoca em um papel úmido, para observarmos a variação da forma do seu corpo quando se locomove. As ondas peristálticas percorrem o corpo da minhoca em sentido contrário ao seu deslocamento. Seu corpo adere em determinados pontos do papel úmido, onde a mesma se apóia o que é necessário para seu deslocamento. Em outro momento, colocamos a minhoca em uma superfície lisa e molhada. Observamos que nessa situação, as ondas peristálticas percorrem o corpo da minhoca no sentido contrário, mas com menos eficiência, pois está em uma superfície lisa e molhada. As ondas peristálticas não ocorrem de forma evidente. Desse modo, a minhoca não ancora perfeitamente seu corpo, pois não consegue fixar suas cerdas no substrato, deslizando seu corpo sem se deslocar em uma