Relatorio precisao
A química é uma ciência que está ligada a medições de volumes, massas e densidades para o estudo de características de substâncias, por isso torna-se necessário conhecimentos básicos de termos como exatidão e precisão.
Precisão significa repetibilidade de um resultado. É o grau de variação dos resultados de uma medição. Para medir o grau de precisão usa-se o calculo de desvio padrão. Para medir exatidão usa-se uma referência padrão para comparação dos resultados.
No desenvolvimento de atividades em laboratório é de grande importância saber utilizar corretamente os equipamentos, por isso torna-se fundamental saber diferenciá-los e saber qual é o mais exato e mais preciso para fazer uma medição necessária.
Neste relatório serão descritos métodos utilizados para uma comparação de índices de precisão e exatidão de diferentes vidrarias.
2.0 Objetivo
Reconhecer os principais materiais utilizados em um laboratório de química e dominar técnicas para sua utilização,
Comparar os valores médios de massa de água destilada pra cada vidraria utilizada testando o conceito de precisão e exatidão.
3.0 Materiais e métodos
3.1 Materiais:
a. Água destilada
b. Balança semi-analítica
c. Béquer de 50 mL (vidro e plástico)
d. Erlenmeyer
e. Pipeta Graduada de 25 mL
f. Pipeta Pasteur
g. Pipeta Volumétrica de 25 mL
h. Pisseta
i. Proveta de 50 mL
j. Pêra de sucção com três válvulas
k. Termômetro
3.2 Métodos
Antes de iniciar as medições, foi feita a limpeza e secagem de todos os materiais utilizados e medida a temperatura da água que obtivemos como resultado 29ºC. 3.2.1 Proveta de 50 ml
a) Com o auxílio de uma pisseta, encheu-se a proveta com água destilada até atingir o menisco em 25ml.
b) Após a medição, a água foi transferida para um béquer de vidro de 50ml.
c) Realizou-se a medição da massa do béquer com água destilada em uma balança semi-analitica e os resultados foram anotados.*
3.2.2 Pipeta volumétrica de 25ml
a) Encheu-se um