Relatório de química experimental a cerca da precisão dos instrumentos
Experimento 1
Nome do estudante José Marcelino de Souza Netto
Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
Professor: Euzébio Skovroinski
Data da prática: 29/05/2013; Data de entrega do relatório: 05/06/2013
Resumo
Através de experimentos simples, foi verificada a exatidão e precisão de vários instrumentos do laboratório de química.
Palavras chaves: experimentos; exatidão; precisão; laboratório.
Sumário
Introdução
Engana-se acreditar que os instrumentos são exatos e sem erros. Sem muito esforço, constata-se que há pequenos erros de medições associados aos diversos instrumentos. Desse modo, torna-se necessário o conhecimento dos erros para prevenções em experimentos mais complexos.
Metodologia
O experimento contém três divisões. A primeira cuja finalidade é medir o volume de gotas de água destilada. A segunda cujo objetivo é determinar a exatidão de cada instrumento. E, por fim, a terceira na qual sua função é medir a massa de rolhas distintas em duas balanças de precisões diferentes.
Na primeira parte, com o auxílio de um vidro relógio sobre uma balança analítica tarada, gotejou-se vinte gotas de água destilada utilizando, inicialmente, uma pipeta de Pasteur e depois, analogamente, utilizando uma pipeta graduada de 25 mL. Com isso, tornou-se capaz determinar o volume de uma gota apoiando-se no fato que, a 25 °C, a densidade da água é 1,00 g.mL-1.
Na segunda parte, sabe-se que uma pipeta volumétrica de 25 mL marca 25 mL exatos do líquido a ser medido. Devido a isso, torna-se possível determinar a exatidão dos outros instrumentos que, teoricamente, também marcam 25 mL. Após a pipeta volumétrica de 25 mL marcar 25 mL de água destilada, despejou-se essa mesma água, vez por vez, no balão volumétrico de 25 mL, no béquer de 25 mL, na bureta de 25 mL já com o volume morto preenchido, e, por fim, na proveta de 25 mL. Com o auxílio da pipeta de Pasteur,