Relatorio de Precisão, Amplitude e exatidão
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2A-N
Junyane Maria Cirne Catão
Karoulyne Laynner Santos de Araújo
Maria Verônica da Silva
Paloma Cristina de Souza Barbosa
Rodrigo Pereira do Nascimento
AULA PRATICA 2
Jaboatão dos Guararapes
2014
SUMÁRIO TOC \o "1-3" \h \z \u 1 INTRODUÇÃO3
2 METODOLOGIA PAGEREF _Toc284452314 \h 43 ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS7
REFERÊNCIAS8
1. INTRODUÇÃO
O presente documento refere-se à segunda aula prática em laboratório de química da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, localizada no município do Jaboatão dos Guararapes.
Em laboratórios químicos as medições são muito importantes, necessitando que a margem de erros seja a menor possível, desta forma é essencial que as medidas das coletas e dos aparelhos utilizados sejam precisos e exatos.
Foi abordado os conceitos de precisão, exatidão e amplitude.
Em alguns casos estes termos possuem o mesmo significado, mas no trabalho de análise química são diferentes e precisam estar acompanhados um do outro. Um método, ou uma análise que não contenha erros sistemáticos é dita exata, isto é, seus resultados refletem perfeitamente o valor real do componente em estudo. Mas para que esta análise seja considerada precisa, é necessário que haja uma repetibilidade de seus resultados. Então, uma análise ou um método será exato e preciso quando seus resultados forem corretos e se repetirem, confirmando a realidade de seus dados.
2. METODOLOGIA2.1 CONCEITOS
2.1.1 Precisão
Grau de concordância entre valores apurados, obtidos por medições repetidas, no mesmo ponto de medição, ou seja, você verifica se o instrumento apresenta boa repetitividade, mas não identifica o erro do mesmo.
Calculo da precisão:
Amplitude = Maior valor – Menor valor
Quanto menor a amplitude entre esses valores maior será a precisão das medições.
2.1.2 Exatidão
Grau de concordância entre o valor medido e um valor de referencia.
Calculo da exatidão: