Relatorio parcial sobre sistema nervoso
Neste primeiro relatório parcial, referente a etapa 1 da APS (Atividade Prática Supervisionada), foi abordado os seguintes temas: Sistema nervoso central: conceito, definições, divisões, estruturas e funções; Particularidades da embriologia do Sistema nervoso central; Patologias que acometem o sistema nervoso central; Possibilidades e atuações do profissional da fisioterapia frente às patologias associadas aos sistema nervoso central.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Conceito, Divisões, Estruturas e Funções:
O SN (Sistema Nervoso) controla todas as funções do nosso corpo, é ele quem recebe estímulos do meio e é capaz de interpretar e encaminhar respostas adequadas a eles. O SN é dividido em SNC (Sistema Nervoso Central) e SNP (Sistema Nervoso Periférico).
O SNC é constituído pela medula espinal e pelo encéfalo, enquanto o SNP (Sistema Nervoso Periférico) compõe-se dos nervos cranianos e espinais, gânglios e terminações nervosas, ambos ficam no chamado esqueleto axial.
Como já mencionado, a divisão anatômica do SNC inicia-se com a divisão deste em: ENCÉFALO e MEDULA ESPINHAL. O ENCÉFALO subdivide-se em: CÉREBRO, CEREBELO, e TRONCO ENCEFÁLICO. No cérebro temos o DIENCÉFALO e TELENCÉFALO; no tronco encefálico temos o MESENCÉFALO, PONTE e BULBO. O cérebro responde pelas principais funções nervosas, ele contém centros para a interpretação de estímulos o que gera movimentos musculares, é ele quem determina a inteligência e a personalidade de cada individuo. O telencéfalo é formado por hemisférios cerebrais, divide-se em lobos frontal, temporal, parietal, occipital e mais internamente o lobo da insula. O diencéfalo divide-se em hipotálomo, tálamo, subtálamo e epitálamo. O tálamo é responsável pela retransmissão dos impulsos sensitivos (exceto o olfato); O hipotálamo é responsável pela regulação de atividades viscerais, do sono e da vigília, da resposta sexual e das emoções; O epitálamo controla os ritmos circadianos, popularmente chamados de relógio