Trabalho Piva C Pia
Curso de Ciências Biológicas
Relatório de Tópicos Avançados da Zoologia dos Invertebrados
Estudo da Morfologia Externa e Interna da Minhocuçu
São Paulo 2014
Rejane Oliveira da Silva
Relatório de Tópicos Avançados da Zoologia dos Invertebrados
Estudo da Morfologia Externa e Interna da Minhocuçu
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Camilo Castelo Branco, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Tópicos Avançados da Zoologia dos Invertebrados
Prof. Dr. João Piva Crema
São Paulo 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
MATERIAIS
METODOLOGIA
RESULTADOS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Tema: Estudo da Morfologia Externa e Interna da Minhocuçu
1.0 - Introdução
No dia 28 de abril de 2014, no laboratório da universidade Camilo Castelo Branco, foi realizado aula prática de observação de seres do Filo Annelida, Classe Oligochaeta.
Oligochaeta (do latim=pouco, chaeta=cerdas), animais com poucas cerdas. São encontrados em solos úmidos e alguns dulcícolas.
A Classe Oligochaeta é representada por uma diversidade de minhocas. As minhocas possuem grande importância ecológica. Isso porque, ao se alimentar de micropartículas orgânicas existentes no solo, este anelídeo revolve o substrato, arejando e drenando a terra. Além disso, a grande quantidade de matéria orgânica presente em suas fezes produz um composto rico em nutrientes, o húmus, que contribui para a adubação do solo.
Possuem anatomia externa bastante simples. O corpo é dividido em: prostômio, peristômio e pigídio. Entre o prostômio e o pigídio encontra-se o clítelo, uma estrutura glandular que só é visível em animais sexualmente maturos.
Sua nutrição é detritívora, por ingestão de matéria orgânica em decomposição. Possuem circulação fechada, inclusive com sangue vermelho devido a presença de