Sistemas na locomoção
RELATÓRIO DE BIOLOGIA
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
2014
CRISTIANE APARECIDA BOLINO SANTOS
GABRIEL CHIURATTO IAVORSKI
LUAN KEMIESKI DA ROCHA
MELANIE TOLENTINO DA ROCHA
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AO GRUPO BOTICÁRIO
Relatório apresentado à disciplina de biologia, como requisito de obtenção parcial de conceito, SESI-PR
Professor: Rafael Cruz Lima
SENAI Afonso Pena
São José dos Pinhais
2014
1
INTRODUÇÃO
O simples fato de levantar um braço ou mexer uma perna, não é tão simples como imaginamos, ele envolve uma serie de processos. Processos que conheceremos no decorrer deste trabalho.
2
2.1
DESENVOLVIMENTO
SISTEMA LOCOMOTOR
Como o próprio nome diz o sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, desde esticar os braços até a realização de um movimento mais complexo como dança e corrida. O sistema locomotor é composto de: ossos, músculos, articulações e impulsos nervosos.
Para que seja possível nossa locomoção é necessário a junção de diversas estruturas do corpo, tais como as citadas anteriormente acima.
2.1.1 Sistema Ósseo
O sistema ósseo é responsável pela sustentação do músculo, proteção dos órgãos internos, serve como reservatório de sais minerais
(principalmente cálcio) e repõe as células sanguíneas. Liga-se com o músculo por meio de tendões, o que possibilita o a realização do movimento.
2.1.2 Sistema Muscular
O sistema muscular recebe os impulsos nervosos e a partir disso ele se contrai ou relaxa originando assim o movimento, esta contração pode ocorrer de duas formas, voluntária (movimento do pescoço, por exemplo) ou involuntária ( batimentos do coração).
2.1.2.1 Músculo liso
O tecido muscular liso é composto por células mononucleadas, ou seja, que apresentam apenas um núcleo, e alongadas. Pode ser encontrado na parede de órgãos ocos, como estômago e bexiga.
Diferente das células musculares estriadas e cardíacas, ela não apresenta estrias transversais, isto