Biogeografia
Biogeografia Histórica - A biogeografia histórica estuda como padrões de evolução e extinção dos organismos influencia na composição das biotas atuais e na distribuição de grupos particulares de organismos. Normalmente leva em conta escalas de tempo geológicas. Biogeografia Ecológica - A biogeografia ecológica estuda quais parâmetros bióticos e abióticos limitam a distribuição dos seres vivos. Normalmente seu enfoque é dado para épocas recentes.
2- A Biogeografia é importante no curso de ciências biológicas, por ter o papel de amplificar o conhecimento da biologia, assim deixando
3- Dispersão – É quando os membros de uma espécie podem cruzar uma barreira já existente e estabelecer uma nova população. Vicariância – É quando uma barreira pode surgir separando a distribuição de uma espécie. 4- Evolução, Extinção e Dispersão. As condições ambientais, sejam abióticas ou bióticas irão contribuir para o desenvolvimento desses três fatores. 5- A distribuição de grupos irmãos em áreas disjuntas pode ser explicada por três fenômenos: a) Eventos vicariantes separaram geograficamente os dois grupos; b) Houve dispersão de longo alcance ou; c) Extinção de representantes do mesmo grupo com distribuição intermediária. 6- Um táxon monofilético é composto por todos os descendentes de um mesmo ancestral. Isso é diferente de um grupo de táxons com um mesmo ancestral, visto que se faltam descendentes daquele ancestral o grupo deixa de ser monofilético e passa a ser parafilético ou polifilético. 7- O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode ser entendido como o modo de vida de uma espécie u população.
8- Os dois principais tipos de ilha em relação à composição de suas biotas