Muriloneto

957 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Genética

BG006 - GENÉTICA VEGETAL PARA AGRONOMIA
Prof Juarez Gabardo
Profª Vitória Galli Terasawa
Monitor: Nícolas Zendonadi dos Santos
Lista de Exercícios
T1 - NATUREZA E FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO

Obs.: A tabela do código genético é mostrada no anexo 1.

1) Relacione as diferenças e semelhanças entre as estruturas do DNA e do RNA.

2) Sob o ponto de vista molecular, qual a diferença entre gene e alelo?

3) Os genes nos eucarióticos são constituídos, em geral, por seqüências de nucleotídeos chamados éxons e íntrons. Qual a diferença entre um éxon e um íntron?

4) As propriedades do código genético foram decifradas a partir de uma série de experimentos. Abaixo estão representados os resultados obtidos destes experimentos. Indicar, em cada situação, qual propriedade do código é evidenciada e justificar.

a) Nos polipeptídeos um aminoácido pode ter como vizinho qualquer um dos vinte aminoácidos que participam das proteínas. Assim, cada grupo de três bases especifica somente um aminoácido.
b) Em diversos organismos analisados, a relação entre o número de nucleotídeos (n) de um mRNA e o número de aminoácidos (a) de uma proteína sintetizada por este mostrou que [pic]
c) O códon 5' AUG 3' permite a ligação do aminoácido formilmetionina em procariontes e metionina nos eucariontes. Já os códons 5' UAA 3', 5' UAG 3' e 5' UGA 3' não são lidos por tRNAs, mas se ligam a proteínas específicas denominadas de fatores de liberação.

d) mRNA e ribossomos de reticulócitos de coelho são corretamente reconhecidos por tRNAs de E. coli, havendo, portanto, síntese da proteína hemoglobina.
e) Não existe nenhum nucleotídeo diferente dos quatro normais (A, G, T, C), que ocorrem no RNA, para separar os códons, sendo que, a leitura se dá a partir do ponto inicial.
f) Em condições naturais um mesmo códon não codifica dois ou mais aminoácidos.
g) A troca de um nucleotídeo na terceira

Relacionados