relatorio oxidos
Nomes: Amanda Aline Ferreira Costa, Fiama Lima Camargos, Gustavo Ferreira
Garcia e Pamela Bruna de Castro Pereira
Introdução: Os experimentos realizados no laboratório de química, em sua maioria, necessitam de inúmeras medições, para que a partir delas seja possível calcular outros critérios e o objetivo seja alcançado.
Parte Experimental: No primeiro experimento realizado, pesou-se um objeto em uma balança técnica, depois transferiu-o cuidadosamente com o auxílio de uma pinça para uma balança analítica e então calculou-se o erro relativo nas medições encontradas.
Seguiu-se então para o próximo experimento. Transferiu-se com ajuda de uma pipeta 10 ml de água para um proveta, posteriormente fez-se a leitura do volume e calculou-se o erro relativo da proveta em relação ao volume encontrado na pipeta.
Para finalizar a aula prática, fez-se o terceiro e último experimento: Transferiu-se um béquer seco para o prato da balança analítica, tareando-a em seguida. Mediu-se a temperatura da água e posteriormente pipetou-se 10 ml para o béquer, depois, calculou-se a densidade da água. Foram feitas comparações com o gráfico e encontrado o erro.
Resultados e Discussão: Os cuidados necessários na medição de volumes vão desde uma boa limpeza das vidrarias ao cuidadoso manuseio dos objetos. Limpar adequadamente os materiais volumétricos com os devidos produtos e secá-los naturalmente, se necessário, usar um secador adequado, garantirá bons resultados.
Durante o procedimento foi possível constatar que a proveta é menos precisa quanto a medição de líquidos do que a pipeta, pois possui uma sensibilidade igual a 1%.
Também calculou-se o erro relativo da medida na balança técnica, obtendo o resultado: Er = 0,6329. Nota-se que, a balança técnica tem precisão de 63%, sendo inferior a balança analítica.
Ao calcular a densidade da água analisada no laboratório usando a massa de 9,9811 g pelo volume de 10 ml encontrou-se a densidade de 0,99811, considerando a