Camara Escura Guia Do Professor
Números e funções
Guia do professor
Experimento
Câmara escura
Objetivos da unidade
1. Motivar o estudo de relações de proporcionalidade direta e inversa a partir da observação de um fenômeno físico.
licença Esta obrá está licenciada sob uma licença Creative Commons
Secretaria de
Educação a Distância
Ministério da
Ciência e Tecnologia
Ministério da Educação
Guia do professor
Câmara escura
Sinopse
Os alunos, trabalhando em grupo, deverão construir uma câmara escura e tentar descobrir quais as melhores condições para se obter uma imagem com este dispositivo. Inicialmente, fazendo observações fora da sala de aula, os alunos avaliarão quais as condições necessárias para se obter imagens com o dispositivo. A partir dessas observações, pode-se iniciar discussões sobre proporcionalidade direta e inversa.
Conteúdos
Razão e Proporção: Proporcionalidade direta; Proporcionalidade inversa;
Função Afim: Gráfico e coeficientes.
Objetivos
1. Motivar o estudo de relações de proporcionalidade direta e inversa a partir da observação de um fenômeno físico.
Duração
Uma aula dupla.
Introdução
Motivação
Propor aos alunos atividades que se diferenciam de uma aula tradicional é, sem dúvida, prazeroso e necessário nos dias de hoje. Procedimentos desse tipo vêm sendo desenvolvidos com certo sucesso. Aqui, propomos aos alunos a confecção, manipulação de objetos, experiências dentro e fora da sala de aula: o objetivo será construir e explorar uma câmara escura de orifício, através da qual obteremos muitas informações e conhecimentos.
Além de tornar a aula mais prática e dinâmica, esse trabalho relaciona conceitos matemáticos com os de outras áreas, de forma interdisciplinar, como a ótica geométrica, em Física; a visão, em Biologia; e a história de como se fotografava antigamente. O experimento nos permitirá, também, tratar com os alunos alguns conceitos matemáticos, dentre eles, a proporcionalidade direta e inversa.
Este experimento permitirá também que