relatorio organica
Determinação do ponto de fusão.
Março – 2013
Introdução
A temperatura de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão de vapor do liquido se iguala a pressão da atmosfera acima dele. Por essa razão os pontos de ebulição dos líquidos são dependentes da pressão, e os pontos de ebulição são sempre reportados como ocorrendo a uma pressão particular.
Ao passar do estado liquido para o estado gasoso, as moléculas individuais (ou íons) da substancias devem se separar. Por causa disso, podemos entender por que os compostos orgânicos iônicos frequentemente se decompõem antes de entrar em ebulição.
As substancias orgânicas geralmente possui temperatura de ebulição, e é influenciada por dois fatores: o tipo de interação intermolecular e o tamanho da molécula.
Quanto maior for o tamanho da molécula, maior será sua temperatura de ebulição. Devido o tipo de ligação entre seus átomos constituintes enquanto os compostos orgânicos são frequentemente covalentes ou moleculares. Outros fatores são o tamanho das moléculas e as interações intermoleculares (Dipolo instantâneo-dipolo induzido < dipolo-dipolo induzido < dipolo-dipolo < íon-dipolo < ligação de hidrogênio) que cada um possui. Quanto mais intensas as atrações intermoleculares, maiores os seus ponto de fusão e ebulição, pois demandará maior energia térmica para mudança de estado e quanto maior for o tamanho de uma molécula, maior será a sua superfície, o que propicia um maior número de interações com as moléculas vizinhas, acarretando temperatura de fusão e ebulição maiores.
Em geral, os compostos orgânicos apolares possuem baixas temperaturas de fusão e ebulição. Já os polares possuem temperaturas de ebulição superiores aos apolares.
Algumas misturas possuem conduta semelhante as substancias puras quanto a sua temperatura de ebulição ou fusão ,apesar de ser formada por compostos distinto.elas são classificada em misturas