Relatório orgânica
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Faculdade de Farmácia
Química Orgânica Experimental I
Destilação Simples
Destilação Fracionada
Determinação do Ponto de Ebulição das Frações
1. Introdução Destilação é um processo de separação de líquidos que envolve sua vaporização, condensação e recolhimento dos componentes de uma mistura. Há quatro métodos básicos de destilação, dois dos quais serão abordados no relatório: destilação simples e destilação fracionada. A destilação simples é indicada para separar componentes cujos pontos de ebulição têm uma grande diferença de temperatura ou quando um dos componentes não destila. Os tipos mais antigos de destiladores foram o alambique e a retorta (figura 1), usados por alquimistas da Idade Média e da Renascença e acredita-se que também por químicos árabes, antes disso.
[pic]
Figura 1 - Retorta e alambique. Fonte: http://ordem-dragoes-hermeticos.blogspot.com.br/
No começo do século 20, a retorta começou a evoluir para uma combinação de balão de destilação e condensador resfriado a água, ligado com rolhas de borracha. Logo, passou-se a utilizar vidrarias ligadas por juntas de vidro padronizadas, utilizadas até hoje.
Quando os pontos de ebulição dos líquidos em questão são próximos, a destilação fracionada deve ser usada como um método mais eficiente de separação. Ela consiste no uso de uma coluna de fracionamento entre o balão e a cabeça de destilação, que faz com que o vapor condense e evapore repetidamente durante sua passagem pela coluna, o que garante uma melhor separação dos líquidos.
2. Objetivos
• Diferenciar uma destilação simples de uma destilação fracionada • Separar os compostos de uma mistura através da destilação fracionada • Verificar, através da determinação do ponto de fusão, a pureza da amostra obtida.
3. Materiais e Métodos