relatorio mig mag
Processos Produtivos ll
Setembro de 2013
Processo de soldagem MIG/MAG
Prof.: Erivelto Marino
Relatório da aula prática de processo de furação, alargamento e escareamento da disciplina Laboratório de Processos Produtivos I da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.
Sumário
Índice de Figuras
1. Objetivos da prática:
Visualizar o funcionamento do processo de soldagem MAG, os cuidados a serem observados, os parâmetros de soldagem e os equipamentos utilizados. Mostrar ao aluno a importância da utilização de um processo de soldagem com alimentação contínua do metal de adição. Mostrar ao aluno a concepção do equipamento, bem como as diferenças na soldagem de metais não ferrosos e ferrosos. Fazer uma comparação do resultado do processo utilizando a alimentação contínua do metal de adição com os processos com alimentação manual.
2. Introdução teórica:
MIG é um processo por fusão a arco elétrico que utiliza um arame eletrodo consumível continuamente alimentado à poça de fusão e um gás inerte para proteção da região de soldagem. MAG é um processo de soldagem semelhante ao MIG porém utilizando um gás ativo (CO2) para proteção da região de soldagem. Em ambos os processos geralmente o metal de adição possui a mesma composição química do metal base. O processo MIG baseou-se no processo TIG, iniciando com a soldagem do Alumínio e posteriormente estendeu-se à soldagem dos aços inoxidáveis, ao se notar que uma pequena adição de O2 ao gás inerte facilitava a abertura do arco.
Posteriormente ao processo MIG, desenvolveu-se o MAG para baratear custos e concorrer com os eletrodos revestidos na maioria das aplicações, utilizando-se CO2 e mistura de gases como gás de proteção; o primeiro desenvolvimento para o MAG ficou conhecido como subprocesso MACRO-ARAME.