Soldagem MIG/MAG
Fundamentos:
Primeiramente podemos definir o processo MIG – Metal Inert Gas, como sendo o processo em que a transferência metálica não se dá por Spray conforme o eletrodo de arame é consumido. Já no processo MAG – Metal Active Gas, ocorre transferência metálica por Spray. Sendo o spray microgotas metálicas provenientes da fusão do consumível. Na solda de peças de materiais não ferrosos, apenas o processo MIG é capaz de fazer a solda, pois qualquer oxigênio comprometeria a solda. Oxigênio esse está presente na solda tipo MAG. O processo MAG por sua vez pode soldar materiais ferroso com a presença do CO2 como gás de proteção pois a presença de óxidos facilita a emissividade elétrica, cooperando para o processo de fusão.
O processo a soldagem a arco com proteção gasosa é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento destas com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu, consumível, e a peça de trabalho. A proteção do arco contra contaminação é feita por gases ativos ou inertes.
A alimentação do arame consumível é motorizada, portanto trata-se de um processo considerado semiautomático. As grandes vantagens do processo MIG/MAG são a alta taxa de deposição e alto fator de ocupação do soldador, grande versatilidade quanto ao tipo de material e espessuras aplicáveis e ausência de operações de remoção de escória. A sua