soldagem mig/mag
Curso de Mecânica Industrial
Disciplina: Soldagem
Soldagem Mig/Mag
Pelotas, setembro de 2008
Soldagem Mig/Mag
Trabalho acadêmico apresentado no Centro Federal de educação
Tecnológica de Pelotas, ao curso de Mecânica Industrial como requisito Parcial da obtenção do título de Técnico em Mecânica Industrial
Orientador: Prof.: Júlio César B. Ribeiro
Pelotas, setembro de 2008
Introdução
Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de mostrar como é feito o processo de soldagem MIG/MAG, processo este que cada dia é mais utilizado devido a suas grandes vantagens sobre outros processos de soldagem. O trabalho conta com ilustrações que facilitam a visualização dos equipamentos e técnicas de soldagem.
Definição do processo
Na soldagem ao arco elétrico com gás de proteção (GMAW – Gas Metal Arc Welding), também conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas), um arco elétrico é estabelecido entre a peça e um consumível na forma de arame. O arco funde continuamente o arame à medida que este é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera pelo fluxo de um gás (ou mistura de gases) inerte ou ativo. Processo básico de soldagem MIG/MAG O conceito básico de GMAW foi introduzido nos idos de 1920, e tornado comercialmente viável após 1948. Inicialmente foi empregado com um gás de proteção inerte na soldagem do alumínio. Conseqüentemente, o termo soldagem MIG foi inicialmente aplicado e ainda é uma referência ao processo.