Ajuda Galera
* O bicarbonato de sódio (NaHCO3) reage com o ácido acético do vinagre (CH3COOH) formando acetato de sódio (CH3COONa) e ácido carbônico (H2CO3).
* O ácido carbônico (H2CO3) é instável e se decompõe através da reação: H2CO3 ---> CO2 + H2O. Desse modo, o CO2 produzido (gasoso) preenche o frasco
"Por que numa solução de bicarbonato de sódio com vinagre há liberação de gás?
Porque ocorre uma reação química entre o ácido acético(um dos componentes do vinagre) e o bicarbonato de sódio. Nessa reação química são produzidas novas substâncias, entre elas o gás carbônico(CO2), cujo desprendimento causa bolhas(de gás) que se dispersam no ambiente.
Bicarbonato de sódio = produto de limpeza natural
Se utilizado na faxina, você verá que ele não deixa resíduos irritantes ou prejudiciais à saúde, não suja rios e outras fontes de água onde o esgoto é descartado.
O químico industrial Ubiracir Fernades, esclareceu porque esta substância limpa algumas sujeiras sem poluir o meio ambiente:
“Quando usamos o bicarbonato de sódio para tirar uma sujeira ácida, ela se transforma em um sal solúvel em água. Além do sal, outro subproduto da reação é o gás carbônico, que também é um resíduo não nocivo ao organismo humano nem ao meio ambiente.”
Advertências
O bicarbonato de sódio é contraindicado em pacientes com edemas. Não é recomendado como antídoto depois da ingestão de ácidos minerais fortes; em pacientes com alcalose metabólica, perda de cloretos devido a vômitos, hipocalcemia, toxemia de gestação, disfunção renal ou hipertensos.
Se necessário o uso em gestante, a quantidade de sódio que se absorve pode causar edema e aumento de peso devido a ser absorvido sistematicamente. Não se deve administrar antiácido em crianças menores de 6 anos. Deve ser usado com cuidados especiais em