Trabalho de filosofia
Trabalho de Filosofia da Educação
Grupo:
Tema: Comparação de modelos educacionais oferecidos por Esparta e Atenas
Professora:
As cidades gregas de Atenas e Esparta eram cidades completamente diferentes em todos os aspectos. Com povo, geografia, economia e educação completamente diferentes umas da outras.
A cidade de Atenas era localizada nas proximidades do mar com características bem especificas, sua economia era voltada pra a agricultura com mão de obra escrava e comercio. A política baseava-se na democracia, porem, democracia esta cheia de restrições como por o exemplo o fato de ter de ser Ateniense e de descendência ateniense para exercer a democracia.
Sendo assim a cidade de Atenas por suas características, adotava um método educacional adaptado a sua realidade,orientando-se pelo modelo cavalheiresco da nobreza ática no sentido de alcançar a kalokagathia,com a ambição de reunir num só corpo a beleza física e moral de um indivíduo. Os plebeus que ascendiam socialmente não o questionavam. As classes médias imitavam o comportamento dos nobres e os pais atenienses desejavam aquela formação refinada para os seus filhos. Assim a educação manteve uma tensão permanente entre o ideal do gentil-homem, culto e cavalheiro, que afinal só era atingido por poucos.
Já a cidade de Esparta tinha em sua geografia uma região montanhosa, com a economia voltada praticamente para agricultura, por ser uma das regiões da Grécia com solo mais fértil. A política era de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia. Existiam dois reis, que formavam a chamada Diarquia. As funções desses reis eram ligadas às questões religiosas e militares. Porem em Esparta as guerras eram frequentes basicamente por:
• Necessidade de outras terras;
• Abater o poder de um país sobre o seu;
• Aumentar as tropas militares, auxiliares ou aliadas.
Fazendo com que seu método