Gestão de Estoques
Para manter um controle melhor do estoque e reduzir seu custo, sem comprometer o nível de atendimento, é importante classificar os itens de acordo com a sua importância relativa no estoque
Assim surge a importância da classificação do estoque pela curva ABC
Antes de tudo é necessária uma rigorosa avaliação, sabendo quais são seus objetivos, avaliando o que será necessário e qual será o melhor método para se trabalhar. Verificando que a armazenagem será necessária devemos buscar sempre um melhor local e com menos custo possível para se fazer um centro de distribuição. Nunca perder o controle do seu estoque, nem financeiramente e nem fisicamente, assim teremos controle sobre o que temos e se realmente aquilo é necessário, e por fim classificar seus itens em grau de importância para sabermos qual área devemos ter mais cuidados e atenção.
CONCLUSÕES FINAIS
Todo processo requer profissionais competentes na gestão de estoque, pois engloba os itens da empresa pertencentes ao seu ativo circulante.
O Gestor deve conhecer os processos de produção e venda, para avaliar criteriosamente cada item pertencente ao estoque, dando-lhes a atenção relativa à sua representatividade no investimento e faturamento. Tais ações buscam a melhoria contínua e obtém vantagem competitiva, galgando um posto cada vez mais a frente de seus concorrentes. A Gestão de Estoques é uma ferramenta da administração que planeja, controla e replaneja todo fluxo de material, de acordo com a demanda, baseada nas necessidades, de forma rápida e com eficiência.
Com foco na redução de custos e o aumento da rentabilidade da empresa
Através do estudo realizado, comprova-se que o sistema de análise de estoque com a ferramenta ABC, auxilia os administradores a analisar com precisão condições dos itens em estoque