Física Experimental
Experimento 1
Física Experimental III
Turma: A
Grupo:
Rio de Janeiro, 18, Fevereiro de 2014.
Processos de eletrização
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo apresentar diferentes formas de eletrização de corpos através de experimentos e proporcionar a observação da existência de cargas elétricas nos corpos.
Introdução Teórica
Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por contato, atrito ou indução. Na eletrização por atrito, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e inicialmente neutros em contato muito próximo, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe. Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas. Já a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade. Por fim, a eletrização por indução é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
Material Utilizado
- Primeira parte:
Papel Alumínio picado em pedacinhos;
Canudo Plástico;
Folha de papel toalha.
- Segunda parte:
Fio de nylon;
Eletroscópio;
Papel alumínio;
Papel toalha;
Canudo de plástico;
Bastão de acrílico.
Procedimento Experimental
- Primeira Parte (Eletrização por atrito);
Neste experimento utilizamos papel toalha para atritar com o canudo de plástico. Ao esfregarmos o canudo com a folha de papel toalha por várias vezes, e depois o encostarmos nos pedaços de papel alumino picado, observamos que ela atraiu os pedaços