Relatorio Microbiologia
CURSO: Licenciatura em Química
DISCIPLINA: Microbiologia
PROFESSORA: Ana Cristina de Oliveira e Silva
CONHECENDO O MICROSCÓPIO
FRANCISCO KARISSON
ANIZIO CARDOSO
IGUATU-CE
JANEIRO 2015.
INTRODUÇÃO
O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa, ampliação até 600 x; Óptico ou composto, ampliação até 2000 x; Eletrônico, ampliação até 2.000.000 x; Protônico, ampliação até 1.000.000 x. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Na nossa aula conhecemos o microscópio optico, bem como as partes em que ele se divide.
Os microscópios ópticos ou fotônicos (do grego, photos = luz) usam a luz visível (radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 400 e 800 nm) para formar as imagens ampliadas dos objetos que queremos ver. São compostos de três conjuntos de lentes ópticas: as lentes que compõem o condensador (condensa a luz no objeto em observação); as lentes objetivas (formam a imagem); as lentes oculares (projetam a imagem no olho humano).
OBJETIVO
Identificando as diferentes estruturas do equipamento e as formas corretas de manuseá-las tendo o aproveitamento máximo das possibilidades de pesquisas e observações fornecidas pelo equipamento.
MATERIAS E METODOS
Microscópio óptico e suas partes.
Lâminas.
Oleo mineral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da utilização das técnicas de ajustes do microscópio conseguimos visualizar as emacias do sangue que estava nas laminas, chegando assim ao nosso objetivo inicial que era conseguir o manuseio correto do equipamento.
CONCLUSÃO:
Passamos a entender a importância do uso do microscópio no estudos de seres minúsculos que normalmente são invisíveis a olho nu, sem o instrumento se torna impossível estudar, modificar, catalogar e realizar uma série de procedimentos que são necessários na ciência, tanto para controle como para