Relatorio Manometro
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Relatório de Hidráulica
Yann Freire – 13074
Adão Henrique –
VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
Abril – 2015
Introdução:
A primeira prática realizada no laboratório de hidráulica foi dirigida pelo professor Eduardo Prado, onde consistiu na visita ao novo laboratório e na amostra de vários tipos de manômetros, existem basicamente dois tipos: os de líquidos e os de gases. Além dos manômetros, consistia bombas centrifugas e aparelhos para calcular a perda de carga.
Materiais e métodos:
Manômetros: Um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados.
Manômetro em U: O tubo em “U” é um dos medidores de pressão mais simples entre os medidores para baixa pressão. É constituído por um tudo de material transparente (geralmente vidro) recurvado em forma de U e fixado sobre uma escala graduada.
Piezômetro: O piezômetro é um instrumento mais simples de medida de pressão. Trata-se de um tubo graduado de material transparente, aberto na extremidade superior, onde se lê a pressão estática a que está submetido o líquido colocado no seu interior. A pressão na superfície livre do líquido será, obviamente, a pressão atmosférica; a altura do líquido no tubo será proporcional à pressão a que ele estiver submetido.
Aparelhos de perda de carga: No meio industrial os sistemas de canalização são constituídos por tubos retilíneos de vários diâmetros e de vários acessórios como conexões, válvulas, registros, medidores de vazão, restrições e expansões, além de muitos outros acidentes. A presença destes acessórios pode servir para ligar seções de tubos, modificar a direção da linha de tubos, modificarem o diâmetro de uma linha, interromper uma linha ou ainda reunir duas correntes para formar uma terceira, entretanto a perda de carga provocada por esses “obstáculos” causa variação na velocidade do fluido em escoamento.
Após detalhar alguns aparelhos que compõem o