Medidas de Pressão
DEPARTAMENTO DE ENERGIA
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
MEDIDAS DE PRESSÃO
12/03/2013
Nome:
Turma: 243 (Engenharia Civil).
Professor: José Luz
Disciplina: Laboratório de Fenômenos do Transporte
1 – RESUMO
Neste relatório aferiram-se pressões em diferentes unidades de medidas, e utilizou-se os aparelhos manômetro industrial, manômetro padrão, vacuômetro industrial e vacuômetro padrão para adquirir os valores de pressão. Estes dados obtidos foram coletados a fim de traçar gráficos para comparar as pressões nos diferentes instrumentos de medida.
2 - OBJETIVO
Consolidar o conceito de pressão conhecendo os diversos instrumentos de medida.
3 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1. Conceito de Pressão
Pressão é definida como a componente normal de uma força atuando sobre uma superfície. Portanto a unidade de pressão é a unidade de força por unidade de área a partir do sistema de unidade utilizado. Equação 1
UNIDADE: Sistema Internacional, SI – Pa (Pascal) =
2.2. Propriedades da Pressão
1º Propriedade: A pressão em um ponto de um fluido em repouso é igual em todas as direções (princípio de Pascal), conforme ilustra a figura 1.
2º Propriedade: Num fluido em repouso, a pressão é a mesma em todos os pontos situados num mesmo plano horizontal (figura 2).
3º Propriedade: Num fluido em repouso, a força devido a pressão tem a direção normal a superfície de contato, como demonstra a figura 3.
4º Propriedade: A força de pressão num fluido em repouso tem direção sempre ao interior do fluido, ou seja, é uma compressão e jamais uma tração (figura 4).
4º Propriedade: A superfície livre num líquido em repouso é sempre horizontal. Isto quer dizer que quando uma superfície livre encontra-se inclinada, o fluido está em movimento acelerado, o que pode-se observar na figura 5.
2.3. Pressão Atmosférica
Sobre a superfície livre de um