Medida de pressão
Centro de Ciências e Tecnologia – CCT
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Mecânica dos Fluidos - Laboratório
Profª.: Nise Fraga
Aluno: João Evangelista de Paulo Campos
MEDIDA DE PRESSÃO
Fortaleza/Ceará
Setembro/2011
Sumário
Introdução
Fundamentação teórica
Metodologia da prática
Apresentação dos dados
Conclusão
Referências bibliográficas
Introdução
Comumente, nos laboratórios de engenharia e em processos industriais, há a necessidade de se medir variáveis como pressão, temperatura, vazão e nível.
A pressão pode ser medida de várias maneiras e o tipo de instrumento a ser utilizado para a medição de pressões dependerá dos níveis de precisão e detalhamento requeridos para a particular aplicação.
Este relatório tem como finalidade, através de experimentos em laboratório e exposição de embasamentos teóricos, estudar, de um modo geral, o conceito de medida de pressão manométrica e pressão relativa. Isso com a apresentação de dados coletados de medidas de ar por meio de manômetros de tubos em U. E verificar a influência do peso específico do fluído manométrico.
Fundamentação teórica
A medida de pressão por meio de coluna de fluído é baseada na equação fundamental da estática:
dP/dZ = - γ
Onde:
P = pressão (kgf/m²)
Z = cota (m) γ = peso específico (kgf/m³)
Teorema de Stevin (Vasos comunicantes)
Esse teorema foi estabelecido por STEVIN e relaciona as pressões estáticas exercidas por um fluido em repouso com a altura da coluna do mesmo em um determinado reservatório.
Seu enunciado diz:
“A diferença de pressão entre dois pontos de um fluido em repouso é igual ao produto do peso específico do fluido pela diferença de cota entre os dois pontos”.
P2 – P1 = ΔP = (h2 – h1 ).γ
Princípio de Pascal
A pressão exercida em qualquer ponto de um líquido em forma estática se transmite integralmente em todas as direções e produz a mesma força em áreas iguais. Devido a serem