medida de pressao
Este trabalho tem como finalidade fornecer um embasamento teórico sobre pressão e medição de pressão,
2. Introdução
Pressão é definida como força por unidade de área. Os valores de pressão devem ser informados com relação a um nível de referência.
• Pressão manométrica: tem pressão atmosférica como referência. Ela pode assumir valores positivos (maiores que o da pressão atmosférica) e negativos, também chamado de vácuo. A maioria dos instrumentos industriais mede a pressão manométrica.
3. Medição de Pressão
Virtualmente, todas as medidas de pressão são baseadas no princípio do manômetro ou no conceito de deformação por pressão de um material sólido tal como cristal, membrana, tubo ou placa e, então, na conversão daquela deformação em um sinal elétrico ou em uma leitura mecânica. As medidas de pressão podem estar em modo estático ou dinâmico.
3.1. Conceitos Físicos Importantes para Medição de Pressão
• Lei da Conservação de Energia (Teorema de Bernoulli)
Relaciona as energias potenciais e cinéticas de um fluido ideal ou seja, sem viscosidade e incompressível. Onde g é a aceleração da gravidade e h é a altura.
• Teorema de Stevin (Vasos comunicantes)
Relaciona as pressões estáticas exercidas por um fluido em repouso com a altura da coluna do mesmo em um determinado reservatório.
Onde δ é o peso específico do líquido no reservatório.
• Princípio de Pascal
A pressão exercida em qualquer ponto de um líquido estático e incompressível, se transmite integralmente em todas as direções e produz a mesma força em áreas iguais.
Onde F é a força exercida perpendicularmente sobre o líquido e A é a área transversal.
• Equação Manométrica
1- Objetivos Gerais:
• Calibrar um manômetro
• Usar o manômetro calibrado para medir a pressão em