Relatorio manobras assepticas
Manobras Assepticas
O experimento teve como objetivo o realização das manobras assépticas preveamente apresentadas na parte teorica da aula. Realizar manobras assépticas com precisão significa impedir que outros microrganismos contaminem o meio de cultura trabalhado, inferindo assim no experimento.
Na realização do experimento foram utilizados quatro tubos de ensaio. O primeiro contendo a bactéria Serratia marcesnes cultivada no meio de cultura de ágar solido inclinado. O segundo tubo contendo ágar inclinado solido sem a presença de microrganismos. O terceiro apresentava apenas caldo simples sem crescimento algum e quarto estava vazio. Todos os tubos estavam esterilizados e tampados com rolha de algodão cardado.
Usando uma pipeta previamente esterilizada e mantendo a sempre dentro da área de segurança do calor do bico de Bulsen, transferimos o meio de caldo simples estéril para o outro tudo estéril vazio, visando sempre evitar a contaminação.
Utilizando a alça de inoculação flambada ao rubro trasferimos um pouco do crescimento da bactéria Serratia cultivada no tubo ágar inclinado para o outro tudo também contendo ágar inclinado. Ainda com o uso da alça tranferimos a bactéria do mesmo ágar para o restante do meio de caldo simples estéril. Para que as manobras assépticas fossem realizadas corretamente todo o experimento foi realizado dentro do calor do Bico de Bulsen, os tubos tiveram a “boca” flambada logo após abertos e antes de fecha-los. A alça de inoculação também foi flambada ao rubro.
Como resultado podemos observar que no ágar inclinado havia uma coloração vermelha, apontando o crescimento da bacteria Serratia. Observamos tambem que no tubo para qual havia sido tranferido o caldo simples não havia coloração alguma, apresentando aparencia limpida. Foi possivel concluir entao que não houve contaminação de outros microrganismos durante o procedimento.
O tubo contendo caldo simples