Normas de Segurança para aulas práticas de Microbiologia
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA – MICROBIOLOGIA
Prof. Dr. Ricardo Guerra
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 1
TÍTULO: Normas de Segurança para aulas práticas de Microbiologia
COMPONENTES DO GRUPO:
1- Anna Aliny Dourado Campos
2- Carolina Cajado Azevedo Mesquita
ARAGUAINA
02/2014
BIOSSEGURANÇA
Trata-se do conjunto de medidas voltadas para a prevenção, controle, minimização ou eliminação dos riscos presentes nas atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e/ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Conforme a NR 06 (norma regulamentadora), EPI (equipamento de proteção individual) é todo e qualquer dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Laboratórios de microbiologia são, com frequência, ambientes singulares de trabalho que podem expor as pessoas próximas a ele ou que neles trabalham, a riscos de doenças infecciosas identificáveis.
O uso dos EPIs será importante para proteger o profissional/estudantes do contato com agentes infecciosos, químicos, calor ou frio excessivo, fogo, entre outros riscos, no ambiente de trabalho. Servem, também, para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção, prevenção e barreiras de contaminação e infecções cruzadas.
OBJETIVOS
Identificar e manipular corretamente a vidraria principal e outros objetos de uso mais frequente;
Definir cultura pura, esterilização e assepsia;
Descrever as principais técnicas de manobras assépticas;
Desenvolver habilidade de manipular tubos com meios estéreis, bem como transferir microorganismo de meio sólido para o outro meio sólido e também para o meio liquido.