trabalho
INTRODUÇÃO
Dentro de um laboratório de microbiologia trabalha-se com uma grande variedade de microorganismos, alguns patogênicos ao homem. Um agente patogênico é um organismo capaz de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis. O agente patogênico pode se multiplicar no organismo do seu hospedeiro, podendo causar infecções e outras complicações. Sendo assim, é essencial seguir as normas de segurança, higiene e limpeza estabelecidas para um laboratório de microbiologia, a fim de se evitar a contaminação dos estudantes, professores e funcionários que tem contato direto com os materiais envolvidos. Faz-se necessário uma série de etapas para deixar o laboratório e todos os materiais devidamente limpos, esterilizados, para a realização da prática, e deve-se seguir corretamente cada uma delas. A esterilização é necessária pois promove a total eliminação da vida microbiológica dos materiais.
As vidrarias de laboratórios são subdivididas em duas classes, volumétricas e gerais. São classificadas como volumétricas todas as vidrarias que possibilitam as medições precisas de reagentes geralmente no estado líquido, já as gerais são usadas para dissolver substâncias, preparar soluções, efetuar reações. Essas vidrarias não são indicadas para medição, porém apresentam escala graduada para que o técnico possa ter uma noção de quantidade.
OBJETIVO Identificar e reconhecer o laboratório de microbiologia. Mapear e saber localizar equipamentos de vidrarias e meios de culturas. Conhecer e seguir rigorosamente normas de segurança, condições de limpeza e higiene e manipulação de equipamentos evitando possíveis fontes de contaminação para os participantes do trabalho. Dar suporte técnico a fim de, pesquisar e identificar, direta ou indiretamente, os microrganismos relevantes. Através do estudo suas características morfológicas, bioquímicas e o controle de