basalto
O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, *afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de *plagioclásio e *piroxenas e, em muitos casos, de *olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio. A rocha basáltica geralmente possui cor escura acentuada (rocha *máfica), sendo muito explorada para a construção civil.
*A textura Afanítica que pode ser encontrada em rochas ígneas e que consiste numa massa constituída por cristais de pequena dimensão e sem forma definida, que testemunham que a rocha em questão arrefeceu rapidamente, não permitindo que os cristais atingissem maior dimensão nem uma forma regular.
*Plagioclásio- Esta designação não se refere a um mineral com uma composição química específica, mas a uma série de soluções sólidas, mais conhecida como a série da plagioclase (do grego para "fractura oblíqua" devido aos seus dois ângulos de clivagem). *As piroxenas são um importante grupo de inossilicatos de cadeia simples encontrados em múltiplas rochas ígneas e metamórficas, em muitas das quais constituem o grupo mineral dominante.
*Os membros do grupo das olivinas são constituídos por silicatos de magnésio e ferro, com fórmula química, formando uma solução sólida em que a razão varia entre os dois extremos.
*Máfico é a designação dada em geologia a qualquer mineral, magma ou rocha ígnea (vulcânica ou intrusiva) que seja comparativamente rico em elementos químico pesados. O vocábulo máfico deriva da aglutinação de magnésio e ferro, indicando a riqueza em ferro e magnésio desses minerais e rochas.
O Basalto é uma rocha eruptiva, vulcânica, de cor escura ou negra, muito dura, especialmente utilizada no empedreamento de calçadas, passeios, praças e edifícios.
É a rocha ígnea vulcânica mais comum e o tipo