Relatório aula prática 5
Licenciatura em Ciências Biológicas
Bianca Pimentel Guiland
Relatório de Prática 5:
Micróbios primitivos de ambiente hipersalínico
Microbiologia
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
As arqueias são seres procarióticos que podem apresentar diversas formas como, esférica, de bastão, espiralada, achatada ou irregular. O filo Archaea abrange seres aeróbicos, anaeróbicos, autotróficos, fotossintetizantes, heterotróficos, termófilos, acidófilos e halofílicos. As arqueas são caracterizadas como seres extremófilos, além se serem consideradas os seres mais primitivo do planeta, já que as condições do planeta primitivo se assemelham com as que essas bactérias necessitam para sobreviver. Nessa aula prática pode-se observar o comportamento de bactérias halofílicas de acordo com agentes físicos e químicos.
OBJETIVOS
Demonstrar o efeito do calor sobre os micróbios halofílicos; Mostrar que agentes químicos (desinfetantes ou antissépticos) também têm ação sobre os micróbios halofílicos;
Reconhecer os ecossistemas ocupados pelos micróbios do grupo das arqueas. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
1º Parte
Observação do impacto de agentes físicos em Arqueas halofílicas
Com o auxílio de um bulbo de plástico foi retirado, pelo tutor presencial, um pouco da suspensão de Halobacterium SPP, e adicionado a um tubo vazio, em seguida esse material foi submetido ao calor através do bico de bunsen por cerca de dois minutos até ferver. Em uma placa de Petri ágar hipersalínico, com um retroprojetor foi demarcada duas áreas F (fervida), e NF (não fervida), na área F, com o auxílio de uma alça de platina flambada foi semeado com a suspensão bacteriana fervida de acordo com as manobras assépticas, e o na área NF foi semeado o material não fervido, em seguida foi fechada e observada durante quatro dias.
2º Parte
Observação do impacto de agentes químicos em Arqueas halofílicas
Em uma placa