Relatorio Mag
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Métodos Potenciais
Análise e interpretação dos dados aeromagnetométricos da porção centro norte da Província Tocantins
Victor Arturo Fratea Villagran
Daniel Shkromada de Oliveira
Ian Alves Andrade dos Santos
03/12/2011
1. Introdução
Neste estudo serão utilizados os dados magnéticos disponibilizados pela CPRM, resultantes do Projeto Aerogeofísico Serra da Mesa (1973) e dados gravimétricos obtidos em campo. O objetivo do trabalho é familiarizar os alunos com as técnicas de interpretação direta de dados gravimétricos e aeromagnéticos, além da utilização de programas e ferramentas de manipulação de dados e mapas.
Geologia do Local A área em estudo situa-se na porção centro norte da Província Tocantins (Almeida et al. 1981), onde os corpos de interesse para o estudo são: o Complexo Máfico-Ultramáfico Cana Brava (CCB) e a Seqüência Vulcano-Sedimentar Palmeirópolis (SVSP) (Carminatti et al. 2003). Correia (1994) determina que a SVSP é composta principalmente por rochas metapelíticas e anfibolitos, e o CCB representado por anfibolitos finos, blastomilonitos, serpentinitos, e os correspondentes metamórficos de websteritos, ortopiroxênio gabros, noritos, leuco gabros, quartzo diorito e localmente tonalitos (modificado de Carminatti et al. 2003). A figura 1-1 mostra o mapa geológico simplificado do local modificado de Carminatti et al. 2003.
Figura 1-1: Mapa geológico simplificado do local. As unidades apresentadas no mapa são: 1 – Grupo Paranoá; 2 – Gabro Serra da Bota; 3 – Granito Serra da Mesa, Serra Dourada e Morro Solto; 4 – Grupo Serra da Mesa; 5 - Complexo Máfico Ultramáfico de Cana Brava; 6 – Seqüência Vulcano Sedimentar de Palmeirópolis.
Os corpos de interesse foram possivelmente formados por magmatismo associado à rift e são circundados por granitóides Serra da Mesa, Serra Dourada e Morro Solto, constituídos principalmente por biotita granitos rosados a