Relatorio Campo Mag Terra Niza
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Departamento de Física
Disciplina: Física Experimental 2 Turma: 6
Professor: Pedro Luiz
Aluna: Albaniza Alves Tavares MAT: 20621366
Curso: Engenharia de Materiais
CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA
Campina Grande
Junho/2009
1.Introdução
1.1-Objeivos do experimento
O objetivo principal nesta experiência é familiarizar-se com um método bastante simples de medição da intensidade da componente horizontal do campo magnético (indução magnética B) da Terra no nosso laboratório; como complementação, calibra-se a bobina para ser utilizar como amperímetro.
1.2-Procedimento Experimental
O materila utilizado foi:
Fonte de tensão DC regulável; Amperímetro; Reostato;
1.3-Introdução Teórica
Todos sabemos que a Terra tem se comportado durante milhões de anos como um imã. O seu campo magnético tem exercido enorme influência não só nos caracteres naturais, mas na própria evolução do homem. O seu campo magnético circula e atravessa toda superfície da maneira razoavelmente parecida com o campo produzido por um dipolo. A origem do campo magnético terrestre tem sido, durante muito tempo, motivo de controvérsias nos meios científicos, sendo atualmente aceita a teoria do dínamo regenerativo desenvolvido por Bullard e Elasser.
Sabemos que uma bússola se alinha segundo a direção do campo magnético ao qual a mesma está sendo submetida. Se submetermos uma bússola qualquer ao efeito do campo magnético criado em laboratório a mesma não irá mais se alinhar segundo a direção do campo da Terra, mas segundo a do campo resultante.
Br = Bh + Ba (1.1)
Br – Campo resultante
Bh – Componente horizontal do campo da Terra
Ba – Campo criado em laboratório
Como a direção do campo magnético resultante depende dos valores de Bh e Ba, podemos variar a direção do ponteiro da bússola variando o valor de Ba. Sabemos ainda que,
Tg = Ba / Bh ou Bh = Ba / Tg (1.2)
Se for