Relatorio solda mag
Disciplina: Processos Metalúrgicos: Soldagem e Fundição Curso: EGM
Aluno (a): Josiel Ricardo Betti RG Aluno: 654817
Data: 02/11/2012 Professor (a): Gil E. Guimarães
Título: RELATÓRIO AULA 30-10 SOLDA MAG
1. Introdução e OBJETIVOS:
ESTE RELATORIO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR O FUNCIONAMENTO DO PROCESSO DE SOLDAGEM MAG. NA AULA PRATICA PODE SER OBSERVADO A PENETRAÇÃO, VELOCIDADE DO ARAME, LARGUDA DO CORDÃO DE SOLDA, AVANÇOS, E ALGUNS OUTROS PARAMETROS QUE DEBATEMOS EM AULA. DURANTE OS TESTES PRATICOS TAMBEM FORAM DEBATIDOS ALGUMAS VANTAGENS DESVANTAGENS E TAMBEM TÉCNICAS PARA A SOLDAGEM MAG.
2. CONCEITO TEORICO
A MAG UTILIZA UM GAS ATIVO COMO CO2 OU CO2+AR E PRINCIPALMENTE O aÇO CARBONO COMO METAL PARA SE FAZER A SOLDA DIFERENTE DA MIG QUE UTILIZA UM GÁS INERTE COMO ARGÔNIO OU GÁS HÉLIO E OS METAIS DE SOLDA PRINCPAIS são ALUMINIO, COBRE, LATAO E MAGNÉSIO. ESTE PROCESO TEM ALGUMAS FORMAS DIFERENTES QUE É FEITO CONFORME DESCRITO ABAIXO:
cURTO-CIRCUITO – É QUANDO O ARAME TOCA NA CHAPA.
GLOBULAR – É QUANDO A CORRENTE E A TENSÃO DE SOLDAGEM FICA ACIMA DO RECOMENDADO PARA A SOLDA POR CURTO-CIRCUITO.
SRAY – A CORRENTE E TENSÃO FICAM AINDA MAIS ELEVADAS QUE A GLOBULAR. A TRANSFERÊNCIA É FEITO POR MICRO-GOTAS É INDICADO PARA CHAPAS COM ESPESSURAS MAIORES QUE 2,4MM NA POSIÇÃO PLANA. NA SOLDA SPRAY são USADOS DOIS TIPOS DE CORENTE ELÉTICA.
ARAME TUBULAR – É UM ELETRODO CONTÍNUO NO FORMATO DE UM TUBO ENVOLVIDO POR DESOXIDANTES, FORMADORES DE ESCÓRIA E ESTABILIZADORES DE FLUXO.
oS EQUIPAMENTOS DE SOLDAGEM MANUAL são: TOCHA DE SOLDAGEM E SEUS ACESSÓRIOS, MOTOR DE ALIMENTAÇÃO DO ARAME E FONTE DE ENERGIA. EXISTEM VARIOS TIPOS DE TOCHAS, EM TODOS O CASOS ELAS VEM DISPONÍVEIS REFRIGERADAS A ÁGUA OU SECAS (PELO GÁS DE PROTEÇÃO). PODE SER ENTENDDO CONFORME FIGURA DAS INSTALAÇÕES PARA SOLDAGEM MANUAL:
[pic]
1 – Cabo de solda