Relatorio Luciano primeiro do semestre
CURSO DE ENGENHARIAS – TURMA 22
Luciano Valdisser Jaculi
RA - 1058800
Eletrostática
UBERABA – MG
2015
Luciano Valdisser Jaculi
Eletrostática
Trabalho apresentado ao professor Luciano Henrique Dias Matos, docente da disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e suas aplicações III, tendo como objetivo apresentar os estudos sobre Carga Elétrica.
UBERABA – MG
2015
Introdução
Carga elétrica é uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Convenciona-se a existência de dois tipos de carga, a positiva e a negativa, que, em equilíbrio, são imperceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas num corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado eletricamente quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças, de atração ou repulsão, uns sobre os outros. A unidade de medida da grandeza carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o Coulomb, representado por C, que recebeu este nome em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb.
A estrutura dos átomos pode ser descrita com base em três partículas elementares: o elétron, que possui carga elétrica negativa; o próton, de carga elétrica positiva, e o nêutron que não possui carga elétrica. As interações responsáveis pelas propriedades e pela estrutura dos átomos e das moléculas são basicamente decorrentes das interações elétricas entre partículas que possuem cargas elétricas.
A atração e a repulsão entre dois objetos carregados, se da devido as suas interações elétricas, sendo descrita, como cargas iguais de dois corpos distintos se repelem e carga contraria se