relatorio HCl
PRODUÇÃO DE ÁCIDO CLORÍDRICO (HCl)
SANTA BÁRBARA D’OESTE
Maio/2014
SUMÁRIO
OBJETIVOS Erro! Indicador não definido.
INTRODUÇÃO Erro! Indicador não definido.
MONTAGEM EXPERIMENTAL Erro! Indicador não definido.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Erro! Indicador não definido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO Erro! Indicador não definido.
CONCLUSÃO Erro! Indicador não definido.
BIBLIOGRAFIA Erro! Indicador não definido.
1. OBJETIVOS
Este experimento tem por objetivo a produção de ácido clorídrico (HCl) através da reação de ácido sulfúrico (H2SO4) e cloreto de sódio (NaCl).
2. INTRODUÇÃO
O ácido clorídrico (HCℓ) foi descoberto em torno ano 800 pelo alquimista Persa Jabir Ibn Hayyan (Geber), misturando sal comum com ácido sulfúrico:
2NaCl + H2SO4 Na2SO4 + 2HCl
Jabir descobriu ou inventou um grande número de produtos químicos e relatou suas descobertas em mais de vinte obras, que permitiram a propagação de seus conhecimentos sobre o ácido clorídrico e de outros produtos químicos através dos séculos.
O HCℓ é uma solução ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓ na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio.
Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático (muriático significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros.
Uma solução de cloreto de