Antropologia Cultural
ÁREA DE CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO: DESIGN VISUAL
COMPONENTE CURRICULAR: ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSOR: MYRIAM
ACADEMICO: BÁRBARA BENINCA OSIK
Porque a antropologia cultural é o estudo da diferença
1- O papel da Antropologia Cultural é interpretar as diferenças culturais na medida em que elas formam sistemas culturais integrados. Sua função é captar o essencial das culturas e buscar uma verdadeira compreensão de tais sistemas. O essencial do trabalho do antropólogo cultural é o estudo da vida das pessoas organizadas em grupos culturais, vendo o seu conjunto formado por tantos elementos como os valores, as reflexões, os costumes, as normas, etc. (DAMATTA, 1987: 143-150).
2- Porque em sua essência, toda cultura tem o mesmo objetivo, que é o de trazer algo que une todos os indivíduos em uma sociedade, pra que eles possam conviver de forma harmoniosa mesmo não tendo relação familiar com os vizinhos. Então pra poder entender o que separa as comunidades, tem que estudar o que diferenciam elas.
3- Uma tentativa de compreender os passos pelos quais o homem tornou-se aquilo que é biológica, psicológica e culturalmente. Desse modo, fica claro desde logo que nosso material precisa necessariamente ser histórico, no sentido mais amplo do termo. Cumpre que ele inclua a história do desenvolvimento da forma corporal do homem, de suas funções fisiológicas, sua mente e sua cultura. Necessitamos de um conhecimento da sucessão cronológica de formas e uma percepção das condições sob as quais as mudanças ocorrem. Sem esses dados, parece impossível progredir, e a questão fundamental que se coloca é como podemos obter tais dados (BOAS, Franz 2005: 88-89)