QI RELATORIO HCl
MARY ELLEN CAVALCANTI VENTUROSO
TATIANE JAQUELINE SANTOS BRITO
ROBSON RAMOS DE SOUSA
PESAGEM
Professora: Soraia
São Bernardo do Campo, 20 de Fevereiro de 2015.
Objetivo
Obter uma solução de HCl e testar suas propriedades.
Introdução
O HCl(Ácido Clorídrico) é um ácido forte e inorgânico, que em solução aquosa o H+ é facilmente ionizável, ficando livre na solução, o que faz com que o pH desta solução seja baixo , por volta de 6,3, este ácido também é conhecido como ácido muriático, o mesmo é um liquido incolor ou levemente amarelado, quando em estado sólido é altamente higroscópico, ou seja, a absorção de umidade atmosférica é grande, em altas concentrações este ácido pode exalar vapores que são irritantes em contato com os olhos e nariz.
Este ácido pode ser obtido através do aquecimento com altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o ácido clorídrico em sua forma pura que é gasosa, este gás em contato com a água permite a obtenção da solução de HCl, ele também pode ser obtido com a mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) com cloreto de sódio (NaCl) formando o ácido e sulfato de sódio (Na2SO4).
Curisidade:
O ácido clorídrico apesar de ser altamente nocivo a saúde se ingerido em estado líquido, esta presente no suco gástrico, secreção produzida pelo estômago para a digestão dos alimentos, juntamente com as enzimas, sais e muco. Este ácido é o que mantem o pH do estômago entre 0,9 – 2, o que proporciona uma melhor digestão e para que todos os nutrientes contidos no alimento possam ser absorvidos. O mesmo também tem como função reduzir o crescimento de bactérias que podem causar doenças e infecções e quando essa produção de ácido esta desregulada sentimos o que conhecemos como azia.
Material
Água
AgNO3
Béquer
BaCl2
Funil de decantação
Garra
H2SO4
Kitassato
Mangueira
NaCl
NH4OH
NaOH
Raspas de Mg
Suporte universal
Tripé
Tubos de ensaio
Procedimento
Primeiro foi