T PICOS DE GEST O AMBIENTAL
ALUNO: Raimundo Alves Campos Neto Dantas / 1310599-5
PROFESSORA: Adriana Pereira
2-EF-T
Fevereiro - 2015
INTRODUÇÃO
"São catástrofes sérias por causa das perdas de vidas, mas são desastres pontuais. As verdadeiras tragédias ambientais ocorrem durante décadas e destroem ecossistemas locais", afirma a naturalista Dejanira de Franceschi de Angelis, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP). Exemplos disso são o avanço do buraco na camada de ozônio ou do efeito estufa, que podem comprometer a vida no planeta. Ou ainda o desmatamento das florestas brasileiras. Nos 503 anos de colonização, a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original. Em um tempo bem menor - cerca de 30 anos - sumiram 20% da área da Amazônia e 80% do cerrado. "Esse último ecossistema deve levar milhões de anos para se recompor", diz o biólogo José Maria Cardoso da Silva, da ONG Conservation International.
Abaixo serão listados alguns desastres naturais entre o ano de 2008-2014.
1- Chuva causa mortes e provoca estragos e desabamentos no RJ.
Temporal deixou quatro mortos no Rio, em Nova Iguaçu e em Cabo Frio.
Mulher morreu ao ter carro atingido por uma árvore, em Barra de Guaratiba.
Pelo menos quatro pessoas morreram por causa da forte chuva. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mulher de 60 anos, identificada como Vera Lúcia, morreu após a casa em que estava desabar no bairro de Comendador Soares, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Outra mulher identificada como Leila S., de 45 anos, teve o carro atingido por uma árvore durante o temporal, na Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, e morreu no local. Uma outra mulher, identificada como Márcia Camargo, foi socorrida e levada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e recebeu alta ainda de madrugada.
Um adolescente de 16 anos morreu eletrocutado ao encostar em um fio solto devido ao temporal em