Relatorio gtd
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INDÚSTRIA
TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS
Natal, 14 de Junho de 2010
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Campus Natal Zona Norte Bruno Palhano da Costa Idelcácio Paulino de Macedo Junior Leandro Alves de Farias
Trabalho produzido para obtenção de conceito referente ao conteúdo da unidade da disciplina de Máquinas e Automação Elétrica, sob a orientação do Profº. Rafael Prado.
Natal, 14 de Junho de 2010
Introdução O transformador trata-se de um dispositivo de corrente elétrica alternada que opera baseado nos princípios magnéticos das Leis de Faraday e Lenz, no qual é destinado a alterar os parâmetros físicos de tensões, correntes e impedâncias. Sua composição é simples, em que basicamente consiste de 2 bobinas de material condutor, além de um “caminho”, circuito magnético, que “acopla” essas bobinas, cujo “condutor” magnético é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como aço, a fim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético gerado. Geralmente o núcleo de aço dos transformadores é laminado para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault no próprio núcleo, já que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento devido ao efeito Joule. Em geral se utiliza aço-silício com o intuito de se aumentar a resistividade e diminuir ainda mais essas correntes parasitas. Existe uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuitos magnéticos, mas todos operam sobre o mesmo princípio, no entanto, para cada tipo de transformador existe uma aplicação ideal, em que são exploradas nas áreas de circuitos elétricos e eletrônicos, controle e comunicação, para casamento de impedâncias, assim como aplicados em sistemas “de potência”.
Transformadores de Potência Os transformadores de potência visam essencialmente a elevação ou