A importância dos músculos para o movimento humano
Com relação à morfologia, tem-se o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.
O sistema esquelético e uma estrutura interna que sustenta o corpo humano, formada de ossos, articulações e cartilagens. Junto com o sistema muscular estriado, compõe o aparelho locomotor, pois fornece o apoio necessário aos músculos para a movimentação do corpo. A locomoção acontece quando o sistema muscular, ligado aos ossos diretamente ou por meio de tendões, aciona os ossos e as articulações. O sistema esquelético também serve para a proteção de diversos órgãos vitais, como o cérebro - alojado na caixa craniana -, o coração e os pulmões - guardados pela caixa torácica.
Além dessas funções de natureza física e mecânica, vários ossos desempenham papel na formação do sangue, alojando a medula vermelha, que produz os glóbulos vermelhos (hemácias) e brancos (leucócitos).
Os Músculos
O músculo esquelético constitui, aproximadamente, 45% do peso corporal e é o maiorsistema orgânico do ser humano, sendo um importante tecido na homeostasia bioenergética, tanto em repouso como em exercício. Representa o principal local de transformação e de armazenamento de energia, sendo o destino final dos sistemas de suporte primários envolvidos no exercício, como o cardiovascular e o pulmonar.
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino. O corpo humano possui aproximadamente 650