anatomia do aparelho neuromotor
De acordo com os conceitos apresentados na Unidade 1, responda às questões a seguir:
1)O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?
A posição anatômica serve para descrever as posições especiais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. A posição anatômica é importante porque, para haver uma uniformização do estudo da anatomia, facilitando o estudo do aparelho neuromotor.
2)Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?
Flexão, extensão, hiperextensão, dorsiflexão e flexão plantar que ocorrem no plano sagital.
Abdução, adução, flexão lateral, elevação ocorrem no plano frontal.
Rotação medial e lateral, supinação e pronação abdução e adução horizontal ocorrem no plano transverso com eixo vertical.
Circundação extensão, abdução e adução em uma articulação, ocorrem no plano diagonal.
3) Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.
O ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral. Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto, mas sim a sinóvia. (Substancia gelatinosa com função de lubrificação). Articulação móvel do tipo sinovial. No plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão;no plano frontal: abdução e adução; no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (movimento combinatório que inclui a aducao, extensao, abducao, flexao e rotacao).
O cotovelo possui três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal.
Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto, articulação móvel, do tipo sinovial, amplitude de movimento de flexão/extensão, no eixo transversal.
O punho, a articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica. Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto, articulação móvel, do tipo sinovial trocoide (na