Anatomia do aparelho neuromotor
Posição anatômica e sua importância para a disciplina do aparelho neuromotor? THIAGO HENRIQUE PAPETTI: R.A 1138559
Professor: Alexandre Marcucci Miotto
Piracicaba / SP
Conclusão
1- O que e posição anatômica e qual sua importância para a disciplina do aparelho neuromotor? Posição anatômica tem o objetivo de descrever as posições especiais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Com o objetivo e a importância da uniformização do estudo a anatomia, facilitando o estudo do aparelho neuromotor
2- Quais são os movimentos (ou movimentações) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano ?
Flexão, extensão, hiper-extensão, dorsiflexão e flexão plantar que ocorrem no plano sagital. Abdução, adução, flexão lateral, elevação ocorrem no plano frontal. Rotação medial e lateral, supinacão e pronacão, abdução e adução horizontal ocorrem no plano transverso com eixo vertical. Circundacão extensão, abdução e adução em uma articulação ocorrem no plano diagonal.
3- Ombro:
Formando por três articulações: Esterno clavicular, acrômio clavicular e glenoumeral. Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto mas sim uma sinovial (substancia gelatinosa com função de lubrificação)
Articulação móvel do tipo sinovial
Plano sagital: Flexão, extensão e hiperextensão
Plano frontal: Adução e abdução
Plano transverso: Rotação medial e rotação lateral, abdução horizontal e adução horizontal e circundação( movimento obrigatório que inclui a adução, extensão, abdução, flexão e rotação)
Cotovelo:
Formando por três articulações: Umero-ulnar, úmero-radial e radio-ulnar proximal.
Nas junturas sinoviais não existe tecido interproso, articulação móvel, do tipo sinovial, amplitude de movimento de flexão e extensão no eixo transversal.
Punho:
A articulação do punho e formada pelas articulações radio-ulnar distal e radiocárpica.
Tipo de tecido interposto
Nas junturas sinovias não existe tecido interposto
Morfologia:
Articulação móvel, do