jjjjjjjjjjjjjjjjjj
Já falei aqui no blog sobre como eu organizo meus projetos através do GTD e do Toodledo. Porém, como recebo muitos comentários de leitores dizendo que não gostam de usar ferramentas no computador e preferem papel, eu resolvi voltar a usar somente papel para poder escrever a respeito e dar dicas sobre como poderiam ser as melhores formas de uso.
Resumindo, vou dizer que sinto muita falta do Toodledo. Em todos esses anos buscando ferramentas de organização, ele é o que mais se adequa às minhas necessidades. Eu experimentei MUITAS ferramentas até chegar a ele, e usando o papel de novo eu entendi porque gostei tanto da ferramenta. Então, antes que vocês me digam qualquer coisa, já antecipo que vou voltar ao Toodledo, por todos os motivos que já falei no outro post (linkado acima).
A agenda de papel, no entanto, pretendo manter, pois gosto de ter uma agenda física, que posso consultar a qualquer momento. Não curti a experiência de usar somente a agenda eletrônica. Mesmo tendo acesso pela Internet e com o celular, vi várias falhas no sistema que a agenda de papel nunca me proporcionou. Sendo assim, ‘bora pra 2013 com uma agenda de papel. =)
Mas vamos lá: como eu implementei o método GTD sem usar qualquer tipo de tecnologia? Vou falar sobre cada uma das etapas do método: coleta, processamento, ação e revisão.
1. Coleta
A coleta sempre foi feita por mim no papel. Continuo usando um caderno como caixa de entrada, assim como usava antes. A razão é muito simples: o caderno está sempre comigo. A única mudança que pretendo implementar é usar um caderno em formato pocket, como a minha agenda, para ocupar menos espaço na minha bolsa, no dia a dia. Carregar um caderno grande atrapalha bastante, pois não dá para ser levado para todos os lugares.